Durante um ano, realizei um curso de especialização em educação para surdos. Como já escrevi antes, trabalho com alunos surdos numa escola de inclusão da rede públical municipal de São Paulo. O envolvimento que tive com esses alunos me motivou a procurar o curso e despertou o interesse no estudo do tema da educação dos surdos. Como conclusão desse curso, elaborei uma pequena pesquisa, na forma de breve monografia, sobre uma figura canônica na história da educação dos surdos, o abade de L’Épée. Este é visto como o indivíduo que idealizou o primeiro projeto de escolarização dos surdos a partir do desenvolvimento de um método pedagógico baseado na comunicação por meio de sinais, durante a segunda metade do século XVIII. Durante a pesquisa, fui refletindo sobre a forma como este método, nomeado de sinais metódicos, funcionava principalmente como um instrumento para a oralização e a disciplinarização dos sujeitos surdos. Por conseguinte, como uma técnica de governamento. Isso significa, evidentemente, que essa pesquisa foi fortemente influenciada pela obra do filósofo francês Michel Foucault, na qual busquei os instrumentos metodológicos para pensar o tema do governamento e da disciplinarização. O trabalho é bastante monográfico, me limitei quase exclusivamente à analise dos textos do abade, basicamente suas três principais obras ( “Exercice de sourds et muets, qui se fera le mercredi 4 août1773”; “Institution des sourds et muets par la voie des signes méthodiques. Ouvrage qui contient le projet d’une langue universelle par l’entremise des signes naturels assujettis à une méthode”; “La veritable manière d’instruire les sourds et muets, confirmée par une longue expérience”), por isso deve ser visto muito mais como um esboço inicial de reflexão sobre o tema (o governamento e a educação dos surdos) do que como uma reflexão consolidada e aprofundada. Durante a pesquisa, encontrei muito material e penso em continuar a leitura e a reflexão sobre o tema e, quem sabe, contribuir com isso para problematizar certas ideias comuns a respeito da educação dos surdos e de sua história. Disponibilizo abaixo o meu trabalho para todos os interessados.

ABADE DE L’ÉPÉE: escolarização, linguagem e governo dos surdos

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